Podchaser Logo
Home
02 STP#2 │ Relacionalidade no Design: Lendo Arturo Escobar

02 STP#2 │ Relacionalidade no Design: Lendo Arturo Escobar

Released Wednesday, 26th June 2024
Good episode? Give it some love!
02 STP#2 │ Relacionalidade no Design: Lendo Arturo Escobar

02 STP#2 │ Relacionalidade no Design: Lendo Arturo Escobar

02 STP#2 │ Relacionalidade no Design: Lendo Arturo Escobar

02 STP#2 │ Relacionalidade no Design: Lendo Arturo Escobar

Wednesday, 26th June 2024
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

Neste episódio, discutiremos o texto “Contra o terricidio” de Arturo Escobar, publicado pela N-1 Edições. O autor é um cientista social colombiano, que tem trabalhado com comunidades e movimentos sociais afrodescendentes no Pacífico da Colômbia e nos anos 90s fez parte do grupo Modernidade/Colonialidade, coletivo de intelectuais latino-americanos que propus uma discussão crítica sobre as relações de poder que se instalaram no continente americano, com o início da colonização europeia e o genocídio de seus povos nativos. Me acompanham nessa discussão Cezar Cavalcanti, designer e doutorando do PPGDesign e João Montenegro, designer e mestrando do mesmo programa. Conversamos principalmente sobre 3 conceitos chaves que traz Escobar no texto: relacionalidade, interdependência radical e comunalidade e finalizamos com pontos positivos e negativos do texto.

Transcrição do episódio no site: https://sentipensantepodcast.wordpress.com/

Música principal: Tonho Nolasco │Música da sessão de redes sociais: Modern Jazz Samba - Kevin MacLeod

Edição do programa: Cris Ibarra e João Montenegro.

"Modern Jazz Samba" Kevin MacLeod (incompetech.com)Licensed under Creative Commons: By Attribution 4.0 License http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

----

Arturo Escobar: (Manizales, Colômbia, 20 de novembro de 1952) é um antropólogo e pesquisador colombiano. Inicialmente, suas áreas de interesse eram ecologia política, antropologia do desenvolvimento, movimentos sociais, ciência, tecnologia e a relação entre design e autonomia, muitas vezes no âmbito da reflexão sobre a Colômbia. Atualmente, suas principais áreas de interesse são as lutas territoriais contra a Colômbia. o extrativismo, as transições pós-patriarcais, pós-desenvolvimentistas e pós-capitalistas e o design ontológico. Nos últimos trinta anos ela trabalhou com organizações e movimentos sociais afro-colombianos, ambientalistas e feministas.

Foi professor de antropologia e ecologia política na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Estados Unidos, até 2018. Até 2023, está vinculado aos programas de doutorado em Ciências Ambientais, na Universidad del Valle, em Cali, e em Design e Criação, pela Universidade de Caldas, em Manizales.

Seu livro mais conhecido é La invención del desarrollo (1996, 2012). Seu livro mais recente é Autonomía y Diseño: la realización de lo comunal (2016) e Otro posible es posible: caminando hacia las transiciones desde Abya Yala / Afro / Latino-América (2018).

Atualmente está escrevendo um livro sobre relacionalidade chamado Diseñando relacionalmente: haciendo y restaurando la vida, junto com Michael Osterweil e Kriti Shama. Além disso, foi eleito membro da Academia Americana de Artes e Ciências em abril de 2021. Fonte: Wikipedia, 2024.

Show More

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features