Podchaser Logo
Home
002 – Musicofonia – Banda Black Rio

002 – Musicofonia – Banda Black Rio

Released Tuesday, 8th August 2017
Good episode? Give it some love!
002 – Musicofonia – Banda Black Rio

002 – Musicofonia – Banda Black Rio

002 – Musicofonia – Banda Black Rio

002 – Musicofonia – Banda Black Rio

Tuesday, 8th August 2017
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

Eu era apenas um garoto de uns 16 anos. Adorava ouvir bandas como Tower of Power, Earth Wind And Fire, The Meters, James Brown, Incognito, The Brand New Heavies, e por aí vai. Então um amigo me apresenta um som tão bom quanto esses e para a minha surpresa eles eram brasileiros. Mais uma vez minha cabeça explodiu eu fui apresentado à banda Black Rio.

Vamos por partes. Antes de você entender a banda Black Rio, você precisa entender como ela surge.

Nos estados unidos existia a lendária gravadora Motown. Essa gravadora na sua lista de artistas tinha nomes como: Jacksons Five, Stevie Wonder, Marvin Gaie, The Temptations e vários outros. Ou seja, ela dominava a cena da música negra.

Foi então que a Warner decidiu bater de frente com a Motown. Nesse momento ela começa fazer uma triagem pelo mundo, nas suas principais sedes, para levantar um número de artistas que tivessem uma base negra, porém com um diferencial, para justamente lançar seus discos e brigar com a Motown.

Coincidentemente, nesse período a Warner tinha recém chegado ao Brasil e um dos homens fortes da Warner aqui no país, o André Midani era amigo do Alcione Magalhães, irmão do Oberdan Magalhães. E nesse ponto é que a parada começa a acontecer.

O Oberdan Magalhães era parceiro do Dom Salvador da banda Abolição e do Raul de Souza da Impacto Oito.

O Dom Salvador era um cara que estudava bastante essa mistura do rhythm and blues com o samba e o Raul de Souza já tinha um trabalho com a banda Impacto 8, que aliás o Oberdan fazia parte.

Ou seja, o Oberdan Magalhães já estava se desenvolvendo exatamente naquilo que a Warner precisava.

Nesse momento a Warner encomenda um disco com Oberdan e em 30 dias, trancados em um estúdio, eles compõem e gravam o primeiro disco da Black Rio – o disco Maria Fumaça.

O disco foi e é um sucesso. Na época a música tema do disco foi também tema da novela Locomotivas. E em Brasil de senhora do destino meu querido você sabe. Tocou na novela virou hino.

O disco não só foi um sucesso na época como continua a ser. Ele está na lista dos 100 maiores discos da música brasileira pela Rolling Stone Brasil

Também é bom frisar que a banda teve tal sucesso popular na época, não só por conta da novela, mas também por conta dos bailes que aconteciam no rio de janeiro. Isso porque naquele momento o rio vivia o movimento Black Rio. Esse movimento não tinha a ver com a banda, mas a banda, assim como outros nomes da música negra no Brasil, como Cassiano, Sandra de Sá, Tim maia, tinham a ver com o movimento. Mas vou fechar esse parenteses aqui, por que esse movimento merece um episódio só pra ele.

A primeira formação da banda era composta por

Oberdan Magalhães no saxofone

Lúcio da Silva no trombone

Barrosinho no trompete

Jamil Joanes no baixo

Cláudio Stevenson na guitarra e no violão

Cristovão Bastos nos teclados e piano elétrico

Luís Carlos Santos na bateria e percussão

image

Com essa mesma formação a banda ainda gravou mais dois discos. Gafieira Universal e Saci Pererê

Além dos três discos, essa trupe ainda gravou com Luiz Melodia, Caetano Veloso, além de viajar o Brasil fazendo shows até meados de 1984 quando Oberdan Magalhães, morre de maneira trágica em um acidente de carro.

Assim como o nome que misturava o inglês com o português a banda obteve grande sucesso em unir o funk, soul, r&b com o samba, baião, gafieira.  Um som antropofágico.

A coisa deu tão certo que já é sabido, declaradamente, que a Black Rio influenciou bandas como Incógnito, the Brand New Heavies e Jamiroquai.

Essa percepção de que a banda tinha um grande reconhecimento fora do brasil fez com que em 2000, William Magalhães, o filho de Oberdan Magalhães, retomasse a banda.

Em 2001 a banda sob o comando de William lançou o disco “Movimento” que ganhou uma regravação em 2002 intitulado “Rebitrh” lançado na Inglaterra.

Após quase 10 anos sem uma nova gravação a banda lançou em 2011 o Super Nova Samba Funk. Vale a pena conferir o álbum.

Sob o comando de William, a banda Black Rio possui mais composições cantadas. Porém em Super Nova Samba Funk, temos faixas instrumentais que provam a capacidade de William em manter o legado do pai.

Com o grande prestígio da banda no meio musical, o Super Nova Samba Funk pôde contar com a participação de grandes nomes da música brasileira como Caetano, Gilberto Gil, Seu Jorge, Elza soares e Mano Brown.

Bom, se deixar dá pra escrever sobre Black Rio por vinte e sete dias consecutivos. Mas eu vou parar por aqui para você poder entrar no spotfy e/ou qualquer ou player e ouvir os discos dessa preciosidade do Brasil.

Como muitos outros grupos aqui do nosso Brasil, ela tem mais sucesso e prestígio fora do que dentro. Então não seja um desses alienados musicais e conheça…

Quero lembrar a você que o Musicofonia tem uma play list no spotfy. Faça o login e procure por Musicofonia Podcast (tudo junto). Siga-nos lá e sempre que tivermos um tema aqui adicionamos músicas lá. Se pá você até fica sabendo com antecedência o que vamos falar pela play list..

 

E se você conhece alguma outra banda ou artista brasileiro com mais prestígio fora do que aqui envie o nome para [email protected]

 

Vht

 

Acesse, veja, conheça e não se esqueça. Semana que vem tem mais, musicofonia.

 

Fumo!

Show More

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features