Podchaser Logo
Home
 DIÁLOGOS PROFANOS - HELÔ RIBEIRO

DIÁLOGOS PROFANOS - HELÔ RIBEIRO

Released Monday, 2nd August 2021
Good episode? Give it some love!
 DIÁLOGOS PROFANOS - HELÔ RIBEIRO

DIÁLOGOS PROFANOS - HELÔ RIBEIRO

 DIÁLOGOS PROFANOS - HELÔ RIBEIRO

DIÁLOGOS PROFANOS - HELÔ RIBEIRO

Monday, 2nd August 2021
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

Helô Ribeiro é paulistana, cantora, compositora, flautista e guitarrista. Integra o grupo  de percussão corporal Barbatuques desde sua fundação, há 25 anos, com o qual se  apresenta e ministra oficinas regularmente no Brasil e no exterior, tendo composições  suas registradas nos seguintes álbuns do grupo: AYÚ (indicado ao Prêmio da Música  Brasileira 2016 como melhor disco instrumental) e nos infantis Tum Pá e Só mais um  Pouquinho. Estudou canto popular e erudito, flauta transversal, violão, harmonia,  composição e percepção musical em escolas como ULM, em São Paulo, e  Conservatório de Música de Curitiba e teve mestres como Ricardo Breim, Ná Ozzetti,  Regina Machado e Neyde Thomaz. Formada em Letras pela USP (1989-1993),  aprofundou seu conhecimento e gosto por literatura nas aulas de Semiótica com Luiz  Tatit e Literatura Brasileira com José Miguel Wisnik. A partir daí sempre buscou fundir  música e literatura em seus trabalhos.

Lançou pelo Selo Sesc no primeiro semestre de 2021 o álbum “A Paisagem Zero”,  com poemas de João Cabral de Melo Neto musicados por ela. O álbum tem produção  musical de Zé Nigro e banda formada por ele, Helô, Dustan Gallas e Thomas Harres,  além de participações especiais de Alzira E, Maurício Pereira, Barbatuques e metais  do Bixiga 70. A canção O Rio, parceria de Helô e João Cabral, fruto deste novo  trabalho, foi apresentada em forma de clipe musical na Balada Literária 2020, que  neste ano aconteceu de forma virtual, como uma homenagem ao poeta em seu  centenário de nascimento. Helô foi responsável pela concepção, montagem, direção e  produção do clipe.

Atualmente supervisiona a edição e montagem de um vídeo-homenagem ao escritor  Sérgio Sant’Anna (morto em 2020) dirigido por Bia Lessa, que conta com a  participação de mais de 100 artistas e pensadores (entre eles Chico Buarque, Gilberto  Gil, Fernanda Torres, Jorge Mautner) lendo trechos do livro “Confissões de Ralfo”, de  Sérgio. A homenagem será encerrada com o clipe da canção “A Dama de Branco”, de  autoria de Helô Ribeiro e Sérgio Sant’Anna. O clipe foi concebido, dirigido, montado e  produzido por Helô, e a música foi executado por sua banda Sons & Furyas. O clipe A  Dama de Branco teve seu pré-lançamento na Balada Literária 2020, organizada pelo  escritor Marcelino Freire.

Ilustração por Carol Shimeji

Show More

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features