Podchaser Logo
Home
Brincar a sério com as palavras

Rádio Zig Zag - RTP

Brincar a sério com as palavras

A weekly Kids and Family podcast
Good podcast? Give it some love!
Brincar a sério com as palavras

Rádio Zig Zag - RTP

Brincar a sério com as palavras

Episodes
Brincar a sério com as palavras

Rádio Zig Zag - RTP

Brincar a sério com as palavras

A weekly Kids and Family podcast
Good podcast? Give it some love!
Rate Podcast

Episodes of Brincar a sério com as palavras

Mark All
Search Episodes...
A nossa proposta de escrita criativa parte desta frase: “A escrita fazia com que voasse e conhecesse outros mundos.” É isso que fazemos aqui, soltamos as ideias e a imaginação. O resto é convosco.
Este desafio de escrita tem já o início e o fim do texto. Agora, será a vossa vez de pensar nas ideias para escrever o meio da história. Deixem-se levar pelas palavras, pelo papel e pelo lápis.
Que tal brincar a escrever? Vamos soltar a imaginação! Nada como bons desafios de escrita. Contem-nos lá a história do pavão que, um dia, entrou num cabeleireiro. Sim!, esse mesmo: como foi? Contem.
Bem-vindos ao programa Brincar a Sério com as Palavras – desafios de escrita! A ideia é Dar a volta ao SIM. Como? Com criatividade e prazer! Experimentem: usem 10 vezes a palavra SIM no vosso texto.
A palavra ziguezaguear é uma palavra divertida, cheia de movimento, de possibilidades, de significados. O que vos pedimos é que escrevam um texto que inclua esta palavra onde quiserem. Boas escritas.
Há imensas palavras que começam por CRI. Este CRI pode ser uma sílaba, ou parte de uma sílaba, como em cristal. Descubram várias e escolham 6 para o vosso texto. Usem-nas pela ordem que quiserem.
Damos-vos estas palavras: sol, meia, hortelã, chave e pensamento. Elas irão entrar no vosso texto por esta ordem, sem atalhos. Que história será esta? Brinquem também com o significado das palavras.
Escrever a chuva: ideia interessante. Mas temos um problema, porque todas as frases que escreverem no vosso texto só podem utilizar cinco palavras. São frases curtas, mas o ritmo do texto agradece.
Comecem por procurar palavras que tenham, dentro de si, estas três letras: V, o T e o R. Atenção, têm de aparecer sempre as três letras. Depois, escrevam o vosso texto usando seis dessas palavras.
Como personagens, vamos ter um fantasma e um monstro. Enfim, são umas criaturas bem estranhas! Escrevam então o diálogo entre estes dois. O que dizem? Irritam-se? Assustam-se? Queremos saber tudo!
Desta vez, o vosso texto terá dez palavras começadas por vogais. Atenção: estas vão entrar por ordem, podendo usar outras palavras pelo meio. Vão usar duas vezes: A E I O U A E I O U. É tão divertido.
Escrevam uma história de amizade, é um excelente tema. Mas vão ter um pequeno problema, porque a letra i é proibida! Não podem escrever palavras com i. Nem podemos escrever amigos, só falar deles.
Vamos pegar na palavra retângulo e descobrir que palavras de quatro ou cinco letras se podem escrever com as suas letras. Podemos escrever gula, lago, gelar. Peguem nessas palavras e escrevam o texto.
As expressões idiomáticas aparecem nas nossas conversas, como «sardinhas em lata», ou «lágrimas de crocodilo.» Escolham uma, escrevam-na ao alto, com uma palavra por linha, e depois construam o texto.
Para este texto, trazemos-vos dois objetos: uma caneca rachada e um botão. Que história podemos contar com estes dois objetos? Podem ser personagens ou simplesmente objetos, contem-nos a sua história.
Desta vez, vamos dar-vos três letras obrigatórias: EFA. Que palavras conseguem encontrar que usem estas três letras? Alface, estafeta, festa, há muitas. Escolham cinco para construir o vosso texto.
E se fizéssemos uma história partindo do fim? É essa a ideia. O vosso texto tem um final obrigatório, que será: «Afinal, era possível.» Escrevam agora o texto que acaba assim. Tudo é possível!
No alfabeto, reina a confusão: o L perdeu-se no meio das letras do alfabeto. Podem imaginar como ficaram as outras nesta desorganização. Isto merece um texto, não acham? Contem-nos lá o que aconteceu.
Vamos dar-vos três frases obrigatórias: O texto começa com: Foi assim que começou. Depois, a meio, aparece: Dali, nada se via. E no final, a última frase, é: Talvez... O que irão escrever pelo meio?
Descrever espaços é um desafio incrível. Pedimos-vos, então, que descrevam um espaço que, pela forma como o caracterizam, dê logo indícios de uma história de espionagem. Deixem o leitor em pulgas!
Há imensas palavras começadas pela letra D. Para o vosso texto, terão de escrever uma destas palavras depois de três palavras livres, como «Descobriu, então, que Dínamo era um cão desconfiado.» Força!
Quantas palavras conhecem terminadas em LA? Pode ser: janela, mala, bússola, planeta. Escolham oito para escreverem os vossos textos. Juntando essas palavras, vão encontrar um excelente texto!
Imaginem esta cena: um copo está à beirinha da mesa; o pai gesticula a falar, gesticula, e a certa altura, zás!, lá foi o copo para o chão. Escrevam na 1.ª pessoa vários pontos de vista. Divirtam-se!
Depois de lermos «A girafa que comia estrelas», retirámos uma frase para ser o mote para os vossos textos: «O que temos de fazer para que a chuva caia?». Escrevam a partir desta pergunta.
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features